A inteligência da velhinha

Há vários séculos acontecera um grande cerco à cidade de Carcassona, na França. Já não havia mais o que se comer. Desesperado, o prefeito reuniu o povo para falar a respeito da inevitável rendição, porque as provisões se acabaram. Uma velhinha esquelética e mal vestida gritou em protesto:

– Nunca! Isso não. Não é hora para desânimo. Siga a minha orientação e verá como o inimigo nos deixará logo. Salvemos a cidade e as nossas vidas!
Vendo-a tão convicta, o prefeito decidiu atendê-la.
– Traga-me uma vaca, antes de mais nada – ordenou a velhinha, decidida.
– Não há mais vacas, todas já foram sacrificadas – exclamou o prefeito.

A velha insistiu. Os soldados e o povo saíram vasculhando a cidade, até que encontraram uma escondida num estábulo e a trouxeram.
– Agora preciso de um grande caldeirão de comida consistente – disse ela.
Novo protesto e nova insistência, até que a exigência foi cumprida, e a vaca comeu toda a comida. Depois disso, a velhinha ordenou à sentinela que abrisse o portão e impelisse a vaca para fora.

Vendo a vaca, os inimigos conduziram-na ao acampamento e lá começaram as ponderações desanimadoras, até decidirem matar o animal para terem carne abundante. Quando, depois de morto, o abriram, ficaram espantados ao ver que em seu estômago havia variedade de cereais.
Ao saber do fato, o comandante, perdendo totalmente a esperança de uma vitória através do cerco, falou:

– Se o povo dessa cidade ainda tem tanto alimento estocado, ao ponto de oferecê-lo até aos animais, não será para tão cedo a sua rendição. É bastante provável que aqui no acampamento a gente passe fome antes deles… Pensei que já estivessem famintos, mas me enganei.
A prova está que eles não comeram a vaca.
Devem ter provisão em abundância!

Foi assim que naquela mesma noite, desanimado, o comandante reuniu os soldados com seus oficiais e votaram deixar o acampamento e abandonar a idéia de persistir no cerco. E dessa maneira a cidade de Carcassona ficou novamente livre e independente.

O povo, feliz com a saída inteligente da velhinha, carregou-a em triunfo num desfile e decidiram sustentá-la de forma digna e confortável pelo resto dos seus dias. Ela salvou a cidade, ao ponderar com inteligência sobre a situação e depois solucionar com astúcia e perspicácia o problema angustiante do povo.

 

 

Sobre mensagemeduvale

Momento de Reflexão, de segunda à sexta às 8h15 da manhã. Todo dia, uma mensagem para você começar bem o seu dia! Eduvale Fm - 104,3 Mhz - www.eduvalefm.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categorias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s